top of page
  • Foto do escritorOsoroso Comunicação Marketing

QUANDO SE DEVE LEGALIZAR UM TERREIRO

Atualizado: 29 de dez. de 2021


Um terreiro, templo, ilê ou roça, não importa sua denominação, na maioria das vezes nasceu ou esta com suas atividades em uma residência, seja numa sala, no quintal ou até virou de vez, uma casa exclusiva, para as atividades religiosas.

Tirando o desconforto, que todo religioso tem, não importa o seu tamanho, os vizinhos seja pela intolerância religiosa ou pelo fato do barulho dos atabaques, a verdade é que chega uma hora a casa cresce e o volume de atividades passa a ser visto de outra forma, chamando atenção da fiscalização. É agora, que deve-se ter a responsabilidade de saber que não é mais uma residência e sim um TERREIRO.

Quando as atividades passam a crescer e receber um número crescente de participantes, é fundamental tomar algumas providências. A primeira dela é legalizar o terreiro. Afinal de contas, manter uma estrutura religiosa é um processo que precisa de organização e principalmente, o amparo da justiça. É importante que você entenda e compreenda o que vamos falar abaixo. Muito além da responsabilidade social, seu dever de cumprir com as leis, existe ainda o compromisso em ser de fato o zelador das pessoas e do nome que esta construindo. Dentro de um espaço, caso venha acontecer qualquer acidente, se este espaço não tiver adequado, legalizado e com licença de funcionamento, haverá responsabilidade criminal e muitas outras demandas que poderiam ser evitadas pelo simples fato de ter seu CNPJ e as licenças devidas e obrigarias. Contudo, visto que o terreiro possui registro, alvará ou funcionamento, que permitam funcionar na lei, ele pode se resguardar contra possíveis acusações, evitar prejuízo financeiro e todo um constrangimento junto as pessoas, a confiar nele, para cuidar de sua vida.

Desta forma e por tudo isto, é de extrema importância que todo religioso, ao perceber que suas atividades cresceram e tem um grupo formado, deve pensar na organização e legalização, da mesma forma como pensa na questão religiosa. Se você não sabe por onde começar, esta no lugar certo, lendo o texto certo e esta preparado para seguir nas orientações. Leia os artigos, sobre, o passa a passo, custo e formalidades, e ainda assim, se restarem dúvidas, basta perguntar. Estamos aqui para responder a sua pergunta, tirar todas as suas dúvidas para você poder fazer a melhor escolha de forma consciente e segura.


229 visualizações0 comentário
bottom of page